terça-feira, 30 de março de 2010

Radioamador da ANARPROCIV projecta e concebe sistema de comunicações da DEFESA de São Tomé e Príncipe


Um radioamador da ANARPROCIV foi responsável pelo projecto e concepção dos sistemas de radiocomunicações de defesa, que brevemente asseguraram a ligação entre São Tomé e Príncipe. Este sistema garante a cobertura integral de ambas as ilhas, e é totalmente alimentantado por fontes de energia alternativa.
Na foto à esquerda, podemos observar uma das unidades repetidoras com link em fase de acabamento.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Corrida de Solidariedade


Radioamadores da ANARPROCIV asseguraram ontem as comunicações de deteção e alerta de emergência na Corrida da Mulher e Corrida do pai na Cidade de Lisboa, uma iniciativa que visa apoiar as mulheres vitimas de cancro da mama. Estiveram Presentes: CT5IVN, CT2GPU, CT1EBZ.

Exercício na Operação Comporta Lagos




No decurso da operação de prevenção da SUSF a um evento motorizado entre Comporta e Lagos, a ANARPROCIV levou (este sábado dia 27) a efeito um exercício de comunicações com simulação de busca e salvamento em grandes áreas, e mal sabíamos nós que o simulado se tornaria realidade. Já próximo das 20 horas, na serra de Monchique um grupo de quatro participantes de todo o terreno em Quad perdeu-se no trajecto, separando-se assim dos restantes. A SUSF que integrava 3 radioamadores da ANARPROCIV deu inicio de imediato às buscas, apoiando ainda a organização do evento nas comunicações, tendo ao fim de cerca de duas horas o grupo perdido sido localizado. Durante a operação de busca tornou-se necessário recorrer ao repetidor de Fóia para assegurar as comunicações numa pequena área em que não tínhamos cobertura na rede privativa, contudo o entusiasmo técnico dos colegas a operar naquele repetidor era de tal ordem, que só sensivelmente ao fim de 35 minutos nos foi permitido pedir uma oportunidade para usar o repetidor.

Conclusão:
-Feito o accionamento para exercício com 24 horas de antecedência, conclui-se que com este grau de prontidão os radioamadores são ineficientes na resposta.
-Quanto à tentativa de recorrer a um repetidor de amador no Algarve, conclui-se que naquela região os radioamadores não estão sensibilizados e formados para interagir com as equipas de socorro a operar em canais de amador.

Em suma as lacunas encontradas apontam-nos para a necessidade de fazer campanhas de sensibilização de comunicações de emergência aos radioamadores.

Participaram da operação de Busca e Salvamento, bem como de toda a operação e exercício os radioamadores: CT5IVN, CT1BIL, CT1EBZ.

domingo, 14 de março de 2010

1ª Assembleia Geral Ordinária


Realizou-se hoje dia 14 de Março de 2010, a primeira Assembleia Geral da ANARPROCIV. De entre os diversos pontos de interesse da ordem de trabalhos, destacam-se a nomeação dos primeiros corpos sociais, bem como a aprovação do regulamento intérno, código deontológico, e plano de atividades.


Foram assim empossados:

Assembleia Geral
Presidente - NUNO ISIDRO -CT5KHK
1º Secretário - PEDRO DAMÁSIO - CT2GZJ
2º Secretário - VITOR TOMÉ - CT2IPA

Direção
Presidente - JOÃO SARAIVA - CT1EBZ
Secretário - RUI ROMÃO - CT2IQE
Tesoureiro - DANIEL BORRACHO - CT2IUL

Conselho Fiscal
Presidente - JOSÉ PEREIRA - CT2IOP
Vogal - MARCO OLIVEIRA - CT5IVN
Vogal - FERNANDO CASTANHEIRA -CT1ETG

Operação Madeira 2010 (2ª Operação Oficial)



Radioamadores da ANARPROCIV e elementos da SUSF - APC, participaram no dia 1 de Março de 2010 na recolha de bons essenciais, respondendo assim ao pedido de ajuda humanitária do Governo Regional da Região Autonoma da Madeira, para auxilio às vitimas da catástrofe que afectou aquela ilha.

Operação Corvo 2010 #1 (1º Operação Oficial)

Radioamadores e Radioaficionados empenharam-se na localização de pessoas desabrigadas na cidade de Lisboa, permitindo assim o auxilio das equipas de apoio social, emergência social, e emergência médica junto daqueles que necessitavam de apoio. Ésta foi uma ação co-organizada pela ANARPROCIV e SUSF, em estreita cooperação com a IPSS Estrela Guia. Foram assistidos 3 casos de emergência médica, distribuidas mais de 210 refeições, e muitos agasalhos, tendo ainda sido promovido o acolhimento de uma mulher de 50 anos pelos serviços de emergência social.