segunda-feira, 29 de março de 2010

Exercício na Operação Comporta Lagos




No decurso da operação de prevenção da SUSF a um evento motorizado entre Comporta e Lagos, a ANARPROCIV levou (este sábado dia 27) a efeito um exercício de comunicações com simulação de busca e salvamento em grandes áreas, e mal sabíamos nós que o simulado se tornaria realidade. Já próximo das 20 horas, na serra de Monchique um grupo de quatro participantes de todo o terreno em Quad perdeu-se no trajecto, separando-se assim dos restantes. A SUSF que integrava 3 radioamadores da ANARPROCIV deu inicio de imediato às buscas, apoiando ainda a organização do evento nas comunicações, tendo ao fim de cerca de duas horas o grupo perdido sido localizado. Durante a operação de busca tornou-se necessário recorrer ao repetidor de Fóia para assegurar as comunicações numa pequena área em que não tínhamos cobertura na rede privativa, contudo o entusiasmo técnico dos colegas a operar naquele repetidor era de tal ordem, que só sensivelmente ao fim de 35 minutos nos foi permitido pedir uma oportunidade para usar o repetidor.

Conclusão:
-Feito o accionamento para exercício com 24 horas de antecedência, conclui-se que com este grau de prontidão os radioamadores são ineficientes na resposta.
-Quanto à tentativa de recorrer a um repetidor de amador no Algarve, conclui-se que naquela região os radioamadores não estão sensibilizados e formados para interagir com as equipas de socorro a operar em canais de amador.

Em suma as lacunas encontradas apontam-nos para a necessidade de fazer campanhas de sensibilização de comunicações de emergência aos radioamadores.

Participaram da operação de Busca e Salvamento, bem como de toda a operação e exercício os radioamadores: CT5IVN, CT1BIL, CT1EBZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário